sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Desenhos para colorir - meio ambiente













Bijouterias de garrafa Pet

Texto para Reflexão - A águia e a galinha



A ÁGUIA E A GALINHA



Esta é uma história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um educador popular, James Aggrey, nos inícios deste século, quando se davam os embates pela descolonização.
“Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia.
Colocou-o no galinheiro junto às galinha. Cresceu como uma galinha.
Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista.Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.
- De fato, disse o homem. - É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras.
- Não, retrucou o naturalista. - Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
- Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse:
- Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
- Não, tornou a insistir o naturalista. – Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.
Sussurrou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi parar junto delas.
O camponês sorriu e voltou a carga:
- Eu havia lhe dito, ela virou galinha!
- Não, respondeu firmemente o naturalista. – Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte.
Foi quando ela abriu suas potentes asas.
Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto.
Voou. E nunca mais retornou.”
Existem pessoas que nos fazem pensar como galinhas. E ainda até pensamos que somos efetivamente galinhas. Porém é preciso ser águia. Abrir as asas e voar. Voar como as águias. E jamais se contentar com os grãos que jogam aos pés para ciscar.



“Criam-se as pessoas como se galinhas fossem. Porém elas são águias. Portanto, todos podemos voar, se quisermos.
Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar.
Quando ciscamos só enxergamos o chão. Com a visão totalmente limitada, perdemos a capacidade de enxergamos (reconhecermos) nossos lindos (infinitos) horizontes.
Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como consideram normal que a gente seja.
Pois com uma mentalidade de galinha fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo. Medo porque não enxergam além do chão que as circunda.
Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas sem medo de voar, de ser livre, nunca!”
Conceição Trucom

Texto para Reflexão - Os que fazem a diferença



OS QUE FAZEM A DIFERENÇA!

  Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou. ”Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.
Pense nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.
Pense nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.
(autoria desconhecida)


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia Mundial da Sociedade da Informação - E_PROINFO


Dia Mundial da Sociedade da Informação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Dia Mundial da Sociedade da Informação foi instituído no dia 17 de Maio por resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, dando seqüência ao encontro da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, ocorrido em Túnis, em 2005[1]
O dia era anteriormente conhecido como Dia Mundial das Telecomunicações, para comemorar a fundação da União Internacional de Telecomunicações, ocorrida em 17 de Maio de 1865[2].
O primeiro Dia Mundial da Sociedade da Informação foi comemorado em 17 de maio de 2006[3].
O principal objetivo do dia é chamar a atenção de todo o mundo para as mudanças da sociedade proporcionada pela Internet e pelas novas tecnologias. A data também tem como objetivo ajudar a reduzir a exclusão digital.

 Referências

sábado, 24 de setembro de 2011

Atividades do curso E PROINFO




Portfólio 
do  curso de 
Tecnologias na Educação-
Ensinando e Aprendendo com as TICs



 
E-PROINFO

CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
TEMA: REFLEXÕES INICIAIS
SUB-TEMA: REFLEXÕES

Aprender para poder ensinar

Vivemos em um mundo que o que aconteceu a um mês atrás já não é mais  novidade. Tudo tem mudado rapidamente.
Todos os dias buscamos por algo novo que está acontecendo em algum lugar e isso hoje nos é possível devido a tecnologia que não cessa. 
Se  pensarmos que  ainda somos  canal de informação para aqueles que ainda não usufruem de algumas tecnologias,  precisamos  nos manter sempre bem informados de todos os acontecimentos que possam ser interessantes para os nosso alunos.
Aprender para poder ensinar. Busca constante e incansável de um bom educador.
 Estando inseridos dentro de um grande desafio educacional, então devemos ter em mãos as ferramentas que serão utilizadas.  
Quando o professor busca conhecimento de novas tecnologias, isso o torna mais eficiente e capaz para abordar quaisquer assuntos e fazer com que as suas aulas fiquem bem mais atraentes para os seus alunos.
Precisamos estar preparados para fazermos a vivência desses alunos com os recursos tecnológicos existentes dentro da escola.
 Vejo também que a sociedade cobra muito do professor e este por muitas vezes, se sente cansado de tantas cobranças. É certo que o professor tem que se manter atualizado, mas no momento, é necessário que se coopere mais como o professor, do que se cobre.
Todos gostariam de fazer esse curso, mas geralmente dobram o período, e não conseguem ter coragem de fazer. Observe-se que muitos começam e poucos terminam.
 .

E-PROINFO
TEMA: NAVEGAÇÃO NA REDE
SUBTEMA: NAVEGAÇÃO

Geralmente, não costumo navegar à deriva. Sempre tenho um objetivo e procuro estar sempre atenta aos perigos da internet sobre falsos links que ao serem clicados podem causar um dano irreparável na máquina se você não tiver um super antivírus.
Tenho um perfil no Portal do Professor e sempre navego por lá para ver as novidades e notei que 5 professores da rede municipal de ensino de Hortolândia estão no portal. Não postei nada ainda, mas pretendo postar algumas aulas diferenciadas que eu tenho desenvolvido em sala.
Eu pesquiso sobre novas metodologias e práticas de aulas, observo os objetivos e algumas aulas eu até aplico em minha classe. Especialmente as de matemática e português. Não tenho dificuldades para achar o que eu necessito na internet.
Como disse sempre estou atenta aos links que aparecem nas páginas e quando eu vejo que se trata de um site confiável eu clico e continuo a navegação procurando não sair dos meus objetivos porque se você desviar um pouco a sua atenção você acaba se distraindo e muda o foco da sua pesquisa. Mas não deixa de ser interessante o recurso da hipermídia, desde que usado com cautela e concentração.
“O hipertexto é uma tecnologia que permite organizar uma base de informações em blocos discretos de conteúdo.
São conectados por uma série de enlaces cuja seleção provoca a imediata recuperação da informação destino.
Visto no espaço tridimensional, é formado por uma série de planos que se interceptam em todos os pontos que representam uma relação entre seus conteúdos.
Os hipertextos possuem uma estrutura não sequencial, onde diferentes caminhos podem ser percorridos em diferentes ordens”.


“DEFINIÇÃO DE CONKLIN (1987)
Sistemas de hipertexto possuem três componentes:
       Uma base de dados com um novo método de acesso através de nós;
       Um esquema de representação similar a das redes semânticas;
Uma modalidade de interface caracterizada por elementos que permitem conectar os dados”.

Pesquisa feita no site: www.tableless.com.br/sobre-hipertextos