sábado, 24 de setembro de 2011

Atividades do curso E PROINFO




Portfólio 
do  curso de 
Tecnologias na Educação-
Ensinando e Aprendendo com as TICs



 
E-PROINFO

CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
TEMA: REFLEXÕES INICIAIS
SUB-TEMA: REFLEXÕES

Aprender para poder ensinar

Vivemos em um mundo que o que aconteceu a um mês atrás já não é mais  novidade. Tudo tem mudado rapidamente.
Todos os dias buscamos por algo novo que está acontecendo em algum lugar e isso hoje nos é possível devido a tecnologia que não cessa. 
Se  pensarmos que  ainda somos  canal de informação para aqueles que ainda não usufruem de algumas tecnologias,  precisamos  nos manter sempre bem informados de todos os acontecimentos que possam ser interessantes para os nosso alunos.
Aprender para poder ensinar. Busca constante e incansável de um bom educador.
 Estando inseridos dentro de um grande desafio educacional, então devemos ter em mãos as ferramentas que serão utilizadas.  
Quando o professor busca conhecimento de novas tecnologias, isso o torna mais eficiente e capaz para abordar quaisquer assuntos e fazer com que as suas aulas fiquem bem mais atraentes para os seus alunos.
Precisamos estar preparados para fazermos a vivência desses alunos com os recursos tecnológicos existentes dentro da escola.
 Vejo também que a sociedade cobra muito do professor e este por muitas vezes, se sente cansado de tantas cobranças. É certo que o professor tem que se manter atualizado, mas no momento, é necessário que se coopere mais como o professor, do que se cobre.
Todos gostariam de fazer esse curso, mas geralmente dobram o período, e não conseguem ter coragem de fazer. Observe-se que muitos começam e poucos terminam.
 .

E-PROINFO
TEMA: NAVEGAÇÃO NA REDE
SUBTEMA: NAVEGAÇÃO

Geralmente, não costumo navegar à deriva. Sempre tenho um objetivo e procuro estar sempre atenta aos perigos da internet sobre falsos links que ao serem clicados podem causar um dano irreparável na máquina se você não tiver um super antivírus.
Tenho um perfil no Portal do Professor e sempre navego por lá para ver as novidades e notei que 5 professores da rede municipal de ensino de Hortolândia estão no portal. Não postei nada ainda, mas pretendo postar algumas aulas diferenciadas que eu tenho desenvolvido em sala.
Eu pesquiso sobre novas metodologias e práticas de aulas, observo os objetivos e algumas aulas eu até aplico em minha classe. Especialmente as de matemática e português. Não tenho dificuldades para achar o que eu necessito na internet.
Como disse sempre estou atenta aos links que aparecem nas páginas e quando eu vejo que se trata de um site confiável eu clico e continuo a navegação procurando não sair dos meus objetivos porque se você desviar um pouco a sua atenção você acaba se distraindo e muda o foco da sua pesquisa. Mas não deixa de ser interessante o recurso da hipermídia, desde que usado com cautela e concentração.
“O hipertexto é uma tecnologia que permite organizar uma base de informações em blocos discretos de conteúdo.
São conectados por uma série de enlaces cuja seleção provoca a imediata recuperação da informação destino.
Visto no espaço tridimensional, é formado por uma série de planos que se interceptam em todos os pontos que representam uma relação entre seus conteúdos.
Os hipertextos possuem uma estrutura não sequencial, onde diferentes caminhos podem ser percorridos em diferentes ordens”.


“DEFINIÇÃO DE CONKLIN (1987)
Sistemas de hipertexto possuem três componentes:
       Uma base de dados com um novo método de acesso através de nós;
       Um esquema de representação similar a das redes semânticas;
Uma modalidade de interface caracterizada por elementos que permitem conectar os dados”.

Pesquisa feita no site: www.tableless.com.br/sobre-hipertextos





E-PROINFO
PLANEJAMENTO DE AULAS – 4º ANO

TEMA: PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
SUBTEMA: PLANEJANDO
   
Semana da água
Objetivos:
Conscientização da importância da água para o mundo;
Alertar sobre como evitar o desperdício da água;
Promover conceitos colaborativos para a sociedade;
Expressar o conhecimento através da oralidade, visualização e textualização;
Pesquisar como utilizar bem a água do nosso planeta e montar um CD-ROM.
 Incentivar a coletiva seletiva de lixo em prol da despoluição hídrica.

Tempo estimado: 08 aulas

 Conteúdos:
Estados físicos da água;
Ciclo da Água no planeta;
Despoluição hídrica;
Necessidades essenciais para o uso da água;
Produção de textos sobre a importância da água;
Leituras e interpretações de textos de variados gêneros;
 Criação de um CD-ROM.

Estratégias/ Recursos:
  Apresentação do cartaz disponível no Portal do Professor:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13768/posteragua.pdf
Lousa digital- PESC;
Mapas digitais-PESC;
Computador;
CDs virgens;
Selinhos sobre preservação da água (vide álbum no Picasa);
Máquina fotográfica digital;
 Cópias xerografadas de textos e atividades:

Metodologias
Leitura diária sobre notícias referente ao uso inadequado da água;
Levantar questionamento sobre postura familiar a respeito do uso da água;
Visualização do cartaz sobre o uso da água;
Falar sobre a reutilização da água no planeta (ciclo da água);
Construção de um filtro natural com garrafa pet.
 Demonstrar através de imagens, a poluição das águas que são usadas para o fornecimento de água potável no município; (Power Point)
Montar grupos de pesquisa;
Pesquisar e criar um CD-ROM com imagens e textos para socialização na sala e com outras turmas na escola sobre o que pode estar sendo feito para não faltar água para as próximas gerações.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!!
Ameeei a sua visita.
Deixe um comentário.Só um, tá? rs...
bjuxx